Conde Cseszneky é um título de nobreza pertencente a todos os membros da Casa de Cseszneky, enquanto o chefe da família é titulado como Conde Principesco Cseszneky (ou Conde Principesco de Csesznek). O título refere-se ao sobrenome da família, que deriva do nome de sua sede ancestral, o Castelo de Csesznek, na Hungria.
Visão histórica[]
Senhores de Csesznek (c. 1260)[]
Jakab Cseszneky, porta-espada real, construiu o Castelo de Csesznek nas montanhas de Bakony, na Hungria Ocidental, por volta de 1260, com a permissão do Rei Béla IV da Hungria, estabelecendo assim a Senhorio medieval de Csesznek.
Senhores de Kisbabot (1534)[]
György Cseszneky, comandante real do Castelo de Győr, recebeu a Senhorio de Kisbabot, na Hungria Ocidental, de Fernando I, Sacro Imperador Romano e Rei da Hungria.
Condes do Sagrado Palácio de Latrão (antes de 1547)[]
György Cseszneky recebeu a honraria do Sacro Imperador Romano Carlos V.
Senhores de Kisbudafa (1626)[]
Benedek Cseszneky, proprietário de terras e diplomata, recebeu novas cartas patentes de Fernando II, Sacro Imperador Romano e Rei da Hungria.
Condes Cseszneky (1941)[]
Gyula Cseszneky, ajudante de campo real, e Mihály Cseszneky, industrial, receberam um título comital croata do Rei Tomislav II da Croácia.
Kangjeng Pangeran Cseszneky (2023)[]
O Conde Miklós Cseszneky recebeu o status principesco juntamente com o título principesco javanês de "Kangjeng Pangeran" (abreviado como "KP.") pelo Rei de Mangkualaman (Pakualaman), que é uma monarquia constitucionalmente reconhecida na Indonésia. Posteriormente, outras casas reais concederam o status principesco hereditário ao detentor.
Detentor atual[]
O atual chefe da família é Sua Ilustríssima Alteza o Conde Principesco Miklós Cseszneky, Kangjeng Pangeran (KP) Cseszneky.
O herdeiro aparente é o filho do atual detentor, o Conde Hunor Attila Cseszneky, Conde Hereditário Cseszneky e Kangjeng Raden Temunggung Hario (KRTH) Cseszneky.